Como fazer o Bilhete Único Personalizado em São Paulo?

Veja um passo a passo de como fazer o Bilhete Único personalizado em São Paulo!

Ter o Bilhete Único é uma ótima vantagem para quem circula por São Paulo, obtendo benefícios como a integração e mais segurança e praticidade nas viagens. Mas na capital paulista existem diferenças entre os tipos de Bilhete Único e como obtê-los.

Bilhete Único Comum Turista (cadastro simplificado)

O Bilhete Único Comum com cadastro simplificado pode ser obtidos em Postos de Venda e Atendimento da SPTrans, mediante apresentação de documento com foto e CPF e o pagamento de R$4,30 pelo cartão, mais uma compra mínima de 5 créditos no valor de R$21,50, totalizando R$25,80. Estrangeiros devem apresentar o passaporte.

Atenção! Se você ainda tem o bilhete sem identificação, ou seja, que não está vinculado a um CPF, prepare-se para a descontinuação desse modelo, conforme decreto da prefeitura.

É importante dizer que o bilhete com cadastro simplificado não permite a compra de créditos no tipo Mensal e Diário, créditos Vale-Transporte e o benefício Bilhete Amigão, que estende o tempo da integração aos finais de semana.

Bilhete Único Comum Personalizado e Identificado

Nessa modalidade o Bilhete Único possui algumas diferenças. Para solicitá-lo é necessário se cadastrar no site da SPTrans, enviar uma foto 3×4 e depois retirar o cartão em um dos Postos de Venda e Atendimento da SPTrans.

O Bilhete Único Comum Personalizado se diferencia do primeiro pelo cadastro digital e a não necessidade de pagar qualquer taxa pela aquisição do cartão. Dá para comprar o Mensal e o Diário, além de carregar com créditos do tipo Vale-Transporte. 

Faça o seu bilhete com cadastrado assim que puder, pois em breve os cartões anônimos serão descontinuados pela SPTrans.

Veja abaixo como fazer o Bilhete Único Personalizado pela internet:

Acesse a página de cadastro no site da SPTrans.

Ao entrar na página de cadastro pela primeira vez você deverá informar seus dados como na imagem abaixo:

Tela como fazer bilhete único personalizado pela internet

Na próxima etapa você precisa do seu CEP e mais alguns dados. Deverá também informar um e-mail para comunicações e como forma de acesso ao portal da SPTrans. Com tudo completo, vá em ‘prosseguir’.

 

Insira seu e-mail e clique em ‘prosseguir’!

Escolha uma senha para sua conta na SPTrans e pronto! Conta feita.
Nesta etapa, será necessário entrar na sua conta com o login e senha feitos anteriormente.

Clique em enviar foto.
Nesse momento sua foto já está no site e você precisa editá-la. Arraste a caixa de seleção até que ocupe a foto inteira e vá em ‘Salvar Foto’.

Como editar a foto corretamente e enviar à SPTrans

O primeiro passo é tirar uma foto em um fundo neutro. Pode ser uma parede branca, por exemplo – e editar a foto no tamanho desejado: 3×4. Para isso, abra a foto em um editor.

Entre os editores mais comuns em computadores temos o Paint e o Microsoft Office Picture Manager.

No vídeo abaixo você confere como editar sua foto no Picture Manager do Windows.

Você também pode digitalizar uma foto 3×4 e salvá-la no seu computador.

Por fim, com tudo pronto e enviado, você deve esperar algumas horas. As fotos são avaliadas uma a uma e pode demorar um pouquinho.

Se aprovado, basta retirar seu Bilhete em qualquer Posto de Atendimento da SPTrans.

Continue digital

Hoje existem diversas opções de recarga online do Bilhete Único, que nos ajudam a evitar as filas constantes nos postos físicos de recarga.

Com seu bilhete cadastrado em mãos e um bom app de recarga você nunca mais ficará sem saldo!

 

Sentindo dificuldade em fazer o seu Bilhete Único? A OnBoard Mobility, criadora deste blog, está planejando o envio do bilhete pela internet. Acompanhe as novidades se inscrevendo na newsletter do blog abaixo!

Atualizado em 01 de março de 2019.

Quer praticidade? 

A OnBoard Mobility está desenvolvendo a entrega do Bilhete Único em casa. Deixe seus dados abaixo para saber do lançamento em primeira mão. 

* obrigatório





Marcos Antonio Moreira
Editor de redação do Agora é Simples. Analista de Marketing na OnBoard Mobility. Mobilidade é uma de minhas paixões, compartilho aqui os melhores insights que encontro sobre o assunto. Me escreva: marcos@agoraesimples.com.br