Ampliação de faixa e novidades para o transporte em Porto Alegre

Prefeitura de Porto Alegre realiza mudanças no transporte público desde ampliação de faixa exclusiva, implantação de ciclovia e até instalação de QR Codes para melhoria da experiência do usuário

Foto: Alex Rocha/PMPA/JC.

A partir desta sexta-feira, dia 23 de outubro de 2020, começa a ampliação de faixas exclusivas ao transporte público em Porto Alegre. A implantação começa pela Avenida Azenha e vai ampliar para 35.750 metros de faixas a fim de oferecer mais regularidade e agilidade nas viagens.

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), serão traçados 750 metros desde a praça Piratini até os cruzamentos da praça Princesa Isabel com a avenida Oscar Pereira. Além da pintura da faixa, todas as travessias de pedestres serão reorganizadas, tendo inclusão de 7 novas faixas de segurança, sendo 3 semaforizadas e com acessibilidade. 

O trecho da faixa exclusiva é demarcado com faixa azul e apresenta uso exclusivo pelos coletivos, seletivos ou táxis. A exclusividade ocorre no horário das 6h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, sendo que fora do horário de pico ficará disponível aos demais veículos. 

Também haverá implantação de ciclovia unidirecional até o Parque Moinhos de Vento (Parcão). Esses projetos possuem o conceito de Ruas Completas, que, aliado à priorização do transporte público, oferecem uma experiência mais segura e democrática para toda população. Ainda inclui a diminuição no tempo de deslocamento, podendo atrair novos passageiros ao transporte coletivo em decorrência da melhora na qualidade do serviço.

As mudanças em Porto Alegre começaram no final de setembro, e contemplam também alterações entre horário de viagem e ampliação na oferta de ônibus. Os ajustes vêm sendo realizados após análises diárias em razão da demanda atual de passageiros. Os cidadãos podem registrar as demandas conjuntamente através do telefone 118.

Por fim, continuando com a proposta de melhorar a experiência de clientes do transporte público, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou, no dia 19 de outubro de 2020, a instalação de QR Codes em pontos de ônibus. O objetivo é possibilitar o acompanhamento em tempo real das linhas específicas em cada parada.

Assim, com a leitura do QR Code, o celular será redirecionado a um site com a lista das próximas linhas que passam pelo local, tempo estimado e características do veículo (se possui ar-condicionado e outros). As pessoas que utilizam diariamente o transporte também podem optar por baixar o aplicativo do TRI (Transporte Integrado de Porto Alegre) no celular, disponível em Android e Apple.

Powered by Rock Convert
 

Larissa Belinazi

Estagiária na ONBOARD. Estudante de engenharia apaixonada por marketing de conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: