Descubra os 4 bairros com melhor mobilidade em SP

Um panorama sobre um dos aspectos mais importantes para quem deseja morar bem na capital paulista

Entre tantos fatores determinantes para se definir o que é bem-estar em uma cidade com o porte de São Paulo (como segurança, fácil acesso a serviços essenciais e hospitalidade), um ponto que acaba se destacando bastante – até mesmo pelo tamanho e pela complexidade da região – é a mobilidade urbana.

Seja pelo tráfego elevado na maioria das vias principais ou simplesmente pela ausência ou baixa fluência de transporte público em algumas localidades, o paulistano demora em média 1 hora e 47 minutos em seu trajeto de ida e volta todos os dias, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope/Rede Nossa São Paulo. Confira alguns bairros que são destaque por sua mobilidade!

1. Centro

Todo mundo que escreve “apartamento a venda sp” em seu mecanismo de busca favorito acaba procurando inicialmente oportunidades na região central da cidade. Isso certamente se deve ao fato de que a cidade possui ao todo quatro regiões (norte, sul, leste e oeste) e a partir do centro é possível chegar com facilidade em todas elas.

Composto por uma série de logradouros, o centro de São Paulo compreende bairros como Bela Vista, Liberdade, Sé, Consolação, Luz e Campos Elíseos, todos com um grau alto de mobilidade devido aos diversos terminais de ônibus, linhas de metrô e vias expressas que cruzam a região. 

2. Vila Mariana

Um dos melhores bairros para se morar em São Paulo, não só em termos de mobilidade mas também no que diz respeito a infraestrutura e fácil acesso a supermercados, farmácias, escolas e hospitais, a Vila Mariana tem um jeitinho de bairro do interior muito visado por quem busca morar com tranquilidade em uma cidade com ritmo agitado com a capital paulista.

Além do fácil acesso à região central por meio de vias como a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio, o bairro também conta com duas estações de metrô e muitas opções de ônibus que levam seus residentes para as diversas regiões da cidade.

3. Perdizes

A tranquilidade de se morar em um bairro tradicional como Perdizes se deve a inúmeros fatores. Entre eles, o fato de ser uma região já estabelecida há muito tempo e portanto, rica em qualidade de vida, serviços essenciais e segurança. 

Suas charmosas e arborizadas ruas possuem fácil acesso não só a parte das melhores instituições de ensino e hospitais da Zona Oeste como também a algumas das principais vias da cidade, ligando o bairro a praticamente todos os pontos de interesse da capital. FIcam próximos do bairro as estações Barra Funda e Marechal Deodoro, as avenidas Sumaré e Francisco Matarazzo, e também o estádio Allianz Parque, casa da Sociedade Esportiva Palmeiras.

4. Pinheiros

O bairro mais antigo de São Paulo (com quase 500 anos de história) possui uma localização estratégica desde a época em que praticamente não existiam ruas. Isso se deve ao fato de que a região foi um entreposto entre o centro da cidade e o interior do estado por muitos anos, tornando-se rota obrigatória para aqueles que faziam negócio.

Hoje o posicionamento privilegiado da região de Pinheiros se dá pela proximidade com diversos perfis da cidade, como a boêmia Vila Madalena, a nobre região dos Jardins e a progressista Vila Olímpia, bairro repleto de grandes oportunidades profissionais. O bairro conta com dezenas de pontos de ônibus, duas linhas de trem e três de metrô, além de fácil acesso à região sul da cidade pela Avenida Brigadeiro Faria Lima e ao centro da cidade pela Avenida Rebouças. 

5. Poderiam entrar na lista!

Outros bairros famosos também por sua mobilidade são Jardins, Paraíso, Santana, Sumaré, Brás, Cambuci e Ipiranga. Não deixe de incluí-los em sua próxima pesquisa e boa sorte em sua jornada na busca pelo lugar ideal para se morar em São Paulo!

Larissa Belinazi

Estagiária na OnBoard Mobility. Estudante de engenharia apaixonada por marketing de conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: